terça-feira, 20 de julho de 2010

SOCIOLOGIA DE ÉMILE DURKHEIM

O método funcionalista de análise da sociedade, trás como referência à visão da sociedade como um organismo, isto é "semelhante a um organismo vivo, um todo integrado,onde cada parte desempenha uma função necessária ao equiloibrio do todo".  O corpo e suas características passam a ser visto como um modelo para a sociedade, a harmonia de suas diversas funções passa a ser um "espelho" para o conhecimento da sociedade capitalista, que "como um corpo biológico, que precisa ser bem observado, para em seguida, conhecer-te sua anatomia e aí descobrir as causas e as curas de suas doenças".
Émile Durkheim é o principal teórico dessa corrente, apesar de Auguste Conte ser considerado por muitos o "pai" da sociologia, pois ele foi o primeiro que empregou o termo sociologia e a pensou como uma evolução do pensamento científico,vai ser com Durkheim que a sociologia vai ganhar destaque obtendo um caráter científico quando pela primeira vez ser considerada uma disciplina acadêmica.
O funcionalismo durkheimiano nos traz algumas características importantes para o entendimento do funcionamento da sociedade capitalista:

  1. Regras de conduta determina a ação de todos indivíduos; sem essas regras a existência da sociedade seriapraticamente impossível.

  2. O objeto de estudo da sociologia é o fato social,, ou seja, as regras e as normas sociais que orientam a vida  dos indivíduos na sociedade.

  3. Os fatos sociais devem ser analisados como se fossem coisas.
Vamos entender um pouco melhor essas características

A primeira quer simplesmente nos dizer que a sociedade determina a forma como o indivíduo deve agir e se comportar. Para Durkheim, a consciência coletiva determina a consciência individual. É neste sentido que para os funcionalista a educação vai ter um papel determinante na organização da sociedade. Ela vai ter a função de passaros valores e as regras da sociedade para os indivíduos.

A segunda está falando diretamente da função da sociologia. Para Durkheim a sociologia é a ciência que estuda os fatos sociais. E estes  fatos sociais são na verdade essas regras de condutas e valores que são determinadospelas seguintes características:


  • Generalidade - o fato social é comum a todas as pessoas do grupo, está presenteem boa parte da sociedadeou dentro do processo histórico; como por exemplo, o desemprego.


  • Exetrioridade - o Fato social existe independente da vontade das pessoas, por isso ele é exterior ao indivíduo; como, por exemplo, a educação e a escola.



  • Coercitividade - há um comportamento determinado que as pessoas são obrigadas a seguir independente de sua vontade.

Temos a terceira e última característica, que é pensar o fato social como coisa, ou seja, usar o mesmo método utilizados pelas ciências naturais, observando como um corpo a ser observado e também defendendo que a sociologia para ser observado e também que a sociologia para ser verdadeiramente científica deve-se colocar de uma forma neutra diante do objeto observado.

O fato social deve ser entendido normal, a partir das características apresentadas acima. Mas podemos também perceber o fato social quando ele não está respondendo as necessidades da sociedade,ou seja, quando existem problemas  que dificultam as sociedades de  se desenvolverem de forma hamônica, nós termos uma patologia social, ou seja, uma doença social.
Durkheim nos coloca dois tipos patologia, uma é o que chamamos de caso patológico, isto é,quando as normas e regras não estão funcionando gerndo caos e crises sociais, e de anomia quando se percebe que a criseé geradapela ausência de regrasou de normas. podemos assim resumir:
Divisão do Trabalho Social


Da Divisão do Trabalho Social é um livro escrito por  Émile Durkheim que analisa as funções sociais do trabalho na sociedade, e procura mostrar como na modernidade tal divisã é a principal fonte decoesão ou  solidariedade social.
A divisão do trabalho produz a solidariedade, não apenas por fazer de cada indivíduo um trocador, como dizem os economistas, mas por criar entre os homens um sistema completo de direitos e deveres que os unem uns aos outros de  modo durável.
Durkheim nos apresenta dois tipos de solidariedade. Dentro de uma perspectiva evolucionista ele desenvolve a ideia de uma solidariedademecânica e de uma solidariedade orgânica. Podemos representar esses tipos de solidariedades da seguite forma:

LINGUAGEM

A nossa proposta é pensar e analisar a LINGUAGEM enquanto um veículo de ideologia nas suas diferentes formas. Mas para que possamos rea...