domingo, 1 de julho de 2012


SOCIOLOGIA COMPREENSIVA



Esta escola da sociologia se desenvolve com as teorias de Max Weber. Destaca a capacidade que temos de compreender os motivos e as intencionalidades de outras pessoas. Os fatos são organizados em termos das intenções centrais dos indivíduos e dos grupos, construindo, assim, tipos puros, modelos simplificados, que permitem visualizar-se melhor as ações sociais.

Podemos entender isso melhor nas próprias palavras de Weber sobre a sociologia:
Chamamos de sociologia (e é neste sentido que tomamos este termo de significações a mais diversa) uma ciência cujo objetivo é compreender pela interpretação a atividade social, para em seguida explicar causalmente o desenvolvimento e os efeitos dessa atividade”.


Ação Social


Ao contrário de Durkheim, Weber não pensa que a ordem social tenha que se opor e se distinguir dos indivíduos como uma realidade exterior a eles, mas que as normas sociais se concretizam exatamente quando se manifestam em cada indivíduo sob a forma de motivação.  E Weber distingue quatro tipos de ação social que orientam o sujeito:

a ação racional com relação a um objetivo, como, por exemplo, a de um engenheiro que constrói uma estrada, onde a racionalidade é medida pelos conhecimentos técnicos do indivíduo visando alcançar uma meta.




a ação racional com relação a um valor, como um indivíduo que prefere morrer a abandonar determinada atitude, onde o que se busca não é um resultado externo ao sujeito, mas a fidelidade a uma convicção.



a ação afetiva, que é aquela definida pela reação emocional do sujeito quando submetido a determinadas circunstâncias.




a ação tradicional que é motivada pelos costumes, tradições, hábitos, crenças, quando o indivíduo age movido pela obediência a hábitos fortemente enraizados em sua vida.


Weber vê como objetivo primordial da sociologia a captação da relação de sentido da ação humana, ou seja, chegamos a conhecer um fenômeno social quando o compreendemos como fato carregado de sentido que aponta para outros fatos significativos.  O sentido, quando se manifesta, dá à ação concreta o seu caráter, quer seja ele político, econômico ou religioso.  O objetivo do sociólogo é compreender este processo, desvendando os nexos causais que dão sentido à ação social em determinado contexto.
        Podemos entender a Sociologia Compreensiva a partir de algumas de suas características
a.       A vinculação entre os motivos e as ações, entre os meios e os fins;
b.      A compreensão das relações se dá nas ações dos outros indivíduos e também em nossas próprias ações;
c.       A realidade consiste num processo de desenvolvimento de seres humanos, carregado de significados que precisam ser compreendidos;

d.      Através de tipologias e de estudos comparativos são realizadas as pesquisas.



LINGUAGEM

A nossa proposta é pensar e analisar a LINGUAGEM enquanto um veículo de ideologia nas suas diferentes formas. Mas para que possamos rea...