A sociologia enquanto ciência tem na realidade social o seu campo de observação, de análise e de intervenção, mas é na reflexão teórica que terá o embasamento para construir um olhar crítico sobre as questões estudadas.
A sociologia, no contexto do conhecimento científico, surge como um corpo de idéias que se preocupavam muito com o que a sociedade moderna destruiu e gerou no seu progresso de constituição e consolidação.
A sociologia propriamente dita é fruto da Revolução Industrial, e nesse sentido é chamada de ciência da crise – crise que essa revolução gerou em toda a sociedade européia.
A sociologia como a ciência da sociedade não surgiu de repente nem resultou das idéias de um único autor; ela é fruto de toda uma forma de conhecer e de pensar a natureza e a sociedade, que se desenvolveu a partir do século XV, quando ocorreram transformações significativas que desagregaram a sociedade feudal, dando origem à sociedade capitalista.
O QUE INTERESSA A SOCIOLOGIA?
A SOCIOLOGIA VOLTA-SE O TEMPO TODO PARA OS PROBLEMAS QUE O SER HUMANO ENFRENTA NO DIA-A-DIA DE SUA VIDA EM SOCIEDADE
O CONJUNTO DE RELACIONAMENTO QUE OS HOMENS ESTABELECEM ENTRE SI NA VIDA EM SOCIEDADE - RELAÇÕES DE COOPERAÇÃO, CONFLITO, INTERDEPENDÊNCIA ETC
INTERESSA PARA SOCIOLOGIA, PORTANTO, NÃO O INDIVÍDUO ISOLADO, MAS INTER-RELACIOONADO COM OS DIFERENTES GRUPOS SOCIAIS DOS QUAIS FAZ PARTE, COMO A ESCOLA, A FAMÍLIA, AS CLASSES SOCIAIS, ETC.