Pesquisar este blog

Total de visualizações de página

cultura: o que é?

Loading...

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

KARL MARX: A TEORIA CRÍTICA


A sociologia crítica vai ter no pensamento marxista o seu referencial de análise, pois vai ser a partir do pensamento de Karl Marx que ela irá se desenvolver.

Marx nunca teve a preocupação de criar uma ciência, ou de se localizar em uma delas para desenvolver o seu estudo sobre a sociedade, e isto deu uma amplitude muito grande as suas teorias.

A sociedade não deve ser analisada apenas em um único aspecto, mas sim na sua totalidade. Marx tem como objeto de estudo a sociedade capitalista de sua época.

“Ao analisar o capitalismo, Marx apanha os fenômenos como fenômenos sociais totais, nos quais sobressaem o econômico e o político, como duas manifestações combinadas e mais importantes das relações entre pessoas, grupos e classes sociais. (...) todos os trabalhos de Marx são fundamentalmente, de interpretação de como o modo capitalista de produção mercantiliza as relações, as pessoas e as coisas, em âmbito nacional e mundial, ao mesmo tempo em que desenvolve as suas contradições”. (introdução escrita por Octavio Ianni do livro Marx editora Ática 5ª edição São Paulo 1987)

A partir da produção destes trabalhos que tinha como princípio explicativo a contradição é que muitos autores irão desenvolver vários trabalhos nos diversos campos do conhecimento.  Marx vai desenvolver seu método de análise da sociedade capitalista a partir do materialismo dialético e do materialismo histórico. Pois é na contradição que o capitalismo desenvolve o seu modo ser e de pensar. E o método dialético de Marx se fundamenta nas relações de antagonismo.

Os estudos marxistas buscam as relações dialéticas entre o trabalho humano e sua produção, estabelecendo entre ambos relações de identidade, negação e de superação ao mesmo tempo.


Para compreendermos melhor vamos ver os principais conceitos desenvolvidos por Marx.


Marx desenvolveu a

TEORIA DO  MATERIALISMO   HISTÓRICO.

Materialismo Histórico é uma tese do marxismo, segundo a qual o modo de produção da vida material condiciona o conjunto da vida social, política e espiritual. É um método de compreensão e análise da história, das lutas e das evoluções econômicas e políticas.

De acordo com essa teoria Marx afirma que:

a) Podemos conhecer a sociedade concreta a partir das relações das pessoas no processo produtivo de bens materiais e,

b) Buscando compreender o estágio de desenvolvimento que se encontram as forças produtivas.



“ O MODO DE PRODUÇÃO DA VIDA MATERIAL (base econômica da produção de bens materiais) CONDICIONA O DESENVOLVIMENTO DA VIDA SOCIAL, POLÍTICA E INTELECTUAL EM GERAL (superestrutura da sociedade).”

...a base da organização da sociedade é econômica, e a partir dessa organização surgem as outras estruturas da sociedade (instâncias políticas, jurídicas e ideológicas).


As relações sociais de produção podem ser entendidas como a organização e interação das pessoas  e das classes na sociedade, tendo em vista a produção material e a reprodução social, a manutenção e a ampliação das relações socio-político-econômicas.

                                      As forças produtivas são a terra, trabalho, capital e tecnologia: elementos essenciais à produção capitalista

              

Ao estudar o Capitalismo Marx afirmava que a jornada do trabalhador era composta da seguinte forma:

à Trabalho necessário = remunerado com o salário do trabalhador

                          +

à Trabalho excedente = mais valia , ou seja, o trabalho não pago e apropriado pelo capitalista, decorrente da exploração do trabalhador

(trabalho morto)

 


Em seu livro mais importante, O Capital, Marx afirmava que a nossa sociedade aparece inicialmente como um grande depósito de mercadorias

 

O processo de circulação simples de mercadorias 
                                     
   
Esse é o processo de circulação simples, onde o empresário A possui uma mercadoria e troca-a por dinheiro, e depois por outra mercadoria que satisfaça suas necessidades.
É importante notar que esse processo começa com uma mercadoria e termina com outra, que sai de circulação para satisfazer as necessidades de quem a adquiriu.  Podemos perceber também que a mercadoria caracteriza-se por
Possuir um valor de troca, isto é, uma capacidade para ser trocada e possui um valor de uso, isto é, uma utilidade.

O processo de formação do capital

Se a preocupação no processo de circulação simples de mercadorias é a realização das trocas de mercadorias (comércio), o que caracteriza o processo de formação do capital é a preocupação em produzir mercadorias (indústria).
Podemos representar esse processo da seguinte forma:
                                        
                                  
Neste processo, a pessoa A tem determinada quantia de dinheiro, que troca por uma mercadoria, para, em seguida, trocar novamente por dinheiro.  Por exemplo: a pessoa A possui R$ 200,00 e troca essa quantia por uma camisa, depois troca-a novamente por R$ 300,00, obtendo um lucro de R$ 100,00.
                 

 

A lei da Mais-Valia

Segundo Marx, é no momento em que o empresário compra a força de trabalho de seu empregado que nasce o processo de exploração capitalista.  Como?
O empresário, ao pagar o salário aos trabalhadores, nunca paga a estes o que eles realmente produziram.
Em outras palavras, se no processo D-M-D o empresário fica rico, é porque o trabalhador produz muito mais do que recebe, isto é, o empresário se enriquece às custas não do seu próprio trabalho, mas devido ao trabalho de seus empregados.
Para mostrar essa relação de exploração entre empresário e trabalhador, mostraremos um exemplo:
Se um empresário quiser, por exemplo, aplicar R$ 150,00 na fabricação de um par de sapatos para. obter lucro, deverá ter: uma certa quantia de couro (digamos R$ 10o,00), uma máquina,, cujo gasto para fabricação de um par de sapatos seja de R$ 20,00.  Suponhamos também que o tempo de trabalho para fazer um par de sapatos seja de quatro horas.
Sabemos que a força de trabalho é quem aplica através da máquina o trabalho necessário para transformar o couro em sapatos e criar, assim, maior valor na mercadoria.  A força de trabalho, porém, pertence a uma pessoa, e para essa pessoa trabalhar durante quatro horas, necessita de certos bens materiais de consumo que equivalem a um dia de sobrevivência (24 horas).  Vamos imaginar que o gasto para manter essa força de trabalho durante 24 horas seja de R$ 30,00.
Bem, até agora, o empresário, para fazer um par de sapatos, gastou: R$ 100,00 em couro, R$ 20,00 no uso de máquinas e R$ 30,00 em salário.  Total gasto para obter um par de sapatos: R$ 150,00; onde, então, está o lucro?
Esquecemos que o empresário, quando comprou a força de trabalho, comprou-a por R$ 30,00, e esse dinheiro representa 24 horas de uso da força de trabalho: mas o empresário só usou essa força por quatro horas.  Para obter lucro, basta aumentar a jornada de trabalho de quatro para oito horas.  Teremos: R$ 200,00 em couro, R$ 40,00 no uso de máquinas e R$ 30,00 em força de trabalho.  Total: R$ 270,00.
Vimos que o preço real do sapato é de R$ 150,00, mas aumentando a jornada de trabalho para oito horas teremos dois pares de sapatos que custam para o empresário R$ 270,00.  Agora, o empresário pode vender cada par a R$ 150,00, e terá, então, R$ 30,00, sendo que para fabricá-los gastou R$ 270,00.  A diferença de R$ 30,00 constitui o lucro, isto é,

O excedente de valor produzido que não é devolvido ao trabalhador, sendo apropriado pelo capitalista.  Isso é o que Marx define como a mais-valia
OU SEJA
SEGUNDO MARX -   acumulação de capital resulta do acumulo de mais-valia (parte que o trabalhador produz  e que não lhe é paga)
 
Concluindo podemos dizer:
OBJETIVO DE MARX era  estudar a sociedade de seu tempo (sociedade capitalista)

5 comentários:

  1. Esqueceu-se de mencionar que o patrão arrisca seu capital numa produção que poderá ser inadequada comercialmente. Isso não entra na questão?

    ResponderExcluir
  2. Marx, um dos piores seres humanos de todos os tempos. Sua "teoria" só força o conflito entre seres humanos, e toda vez que foi aplicada gerou morte e miséria. Coloca isso na materia aí.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o material , com boas explicações, mas acho importante colocar exemplos da implementação do socialismo como na União Soviética, para que assim, os alunos possam desenvolver uma opinião critica em relação ao assunto.

    ResponderExcluir